Governo retoma pagamentos extras para reduzir filas do INSS
INSS
Por Administrador
Publicado em 21/04/2025 09:11
Líder Notícias

O governo quer agilizar o atendimento no INSS.

Para isso, vai voltar a pagar um valor extra aos servidores e peritos que trabalharem mais e ajudarem a reduzir a fila de espera para a análise de benefícios previdenciários e assistenciais, que passou de 2 milhões de pessoas em 2024.

Esse tipo de incentivo por bonificação a servidores do INSS foi criado em julho de 2023 e vigorou até 2024, porque foi convertido em lei pelo Congresso.

Agora, uma nova medida provisória retoma o pagamento. Pelo texto assinado pelo presidente Lula, servidores receberão R$ 68 por processo analisado e os peritos, R$ 75.

O bônus será pago apenas a quem ultrapassar metas além do trabalho normal.

Quem estiver em greve ou compensando horas não participará do programa.

O foco do programa são os pedidos atrasados, aqueles que já tenham estourado o prazo de 45 dias para análise inicial e os processos que não tenham cumprido eventuais prazos estabelecidos pela Justiça. Além disso, também entram no programa as avaliações sociais para a concessão do BPC, o benefício que é pago para idosos de baixa renda e pessoas com deficiência de qualquer idade.

De acordo com o texto da Medida Provisória, o pagamento da bonificação será feito por 12 meses, podendo ser prorrogada por mais 12.

Lembrando que, como se trata de uma medida provisória, o texto precisa ser aprovado pelo Congresso em até 60 dias para não perder a validade.

Comentários