Autor de grandes novelas da televisão, Manoel Carlos morre aos 92 anos
Ele era conhecido pelas protagonistas chamadas de Helena
Radioagência Nacional - Por Cristiane Ribeiro
Publicado em 11/01/2026 15:03
Líder Notícias
© Wikipédia

Autor de grandes novelas da televisão brasileira, Manoel Carlos, morreu ontem, 10 de janeiro, aos 92 anos. Nas redes sociais, a família de Maneco, como ficou conhecido ao longo da carreira, agradeceu as manifestações de carinho, solicitando "respeito e privacidade neste momento delicado".

Manoel Carlos estava afastado das telinhas desde a novela "Em Família", que foi ao ar em 2014. Há seis anos, ele foi diagnosticado com Parkinson e, desde então, passou a receber cuidados médicos. O velório será restrito aos familiares e amigos. E, o local não foi informado.

A produtora Boa Palavra, que tem os direitos autorais de Manoel Carlos, soltou um comunicado nas redes sociais lamentando o falecimento.

Trajetória

Nascido em 14 de março de 1933 em São Paulo, Manoel Carlos começou sua carreira em 1950, no teatro, como ator. Mas já em 1952 lançou sua primeira novela, Helena, na TV Paulista, emissora que mais tarde se tornaria a TV Globo.

Mas foi mesmo com seus folhetins na Globo que Maneco ganhou reconhecimento. Com as protagonistas chamadas de Helena, histórias de família e mulheres fortes, Maneco, apesar de ser paulistano, usou muito bem o Rio de Janeiro como cenário e, com tudo isso, deixa uma marca eterna na TV brasileira.

Fonte: Radioagência Nacional
Esta notícia foi publicada respeitando as políticas de reprodução da Radioagência Nacional.
Comentários